Bem-vindo, Visitante
 Antônio Moraes, Casa antiga da Avenida Paulista, 1987, acervo MASP
Antônio Moraes, Casa antiga da Avenida Paulista, 1987, acervo MASP
Sobre o curso A partir da fruição de obras das mais variadas artes dedicadas à cidade de São Paulo, o curso abordará a cidade representada pelo engenho e pela sensibilidade dos artistas, a fim de refletir sobre as singularidades que parecem defini-la. Temas, lugares, paisagens, culturas materiais e imateriais são apresentadas pela lente de uma seleção de autores das áreas da literatura, da arquitetura, da fotografia, da música, das artes plásticas e do design.
Planos de aulas (clique para mostrar/ocultar)
09/03. Aula 01
Não repare a letra
Um cosmopolitismo de raiz popular: São Paulo, mosaico de lembranças dos outros... e de outros lugares. O arranha céu e o edifício-cidade como experiência urbana da modernidade. A fotografia: Lévi-Strauss, Hildegard Rosenthal, Alice Brill, Vincenzo Pastore, Marcel Gautherot, Peter Scheier. A cidade de Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini.

16/03. Aula 02
E o meu céu é todo um rojão de lágrimas!
A poesia etnográfica de Mário de Andrade: a língua portuguesa, a identidade cultural brasileira e o dilema da modernidade. A Bienal e o Parque Ibirapuera: arte, design e arquitetura como autorretrato de uma modernidade tropical.

23/03. Aula 03
Cultivar o deserto como um pomar às avessas
Razão e poesia em João Cabral de Melo Neto: o diálogo entre literatura e arquitetura para uma poética da secura na arte e na cultura brasileira. A arquitetura: Vilanova Artigas e Lina Bo Bardi.

30/03. Aula 04
A cada mil lágrimas sai um milagre
São Paulo e a poesia concreta. Os caminhos da razão poética: a tradução como política estética, a paidéia concretista e os diálogos com a arte e o design. O voragem da linguagem: Galáxias de Haroldo de Campos. A cidade de Itamar Assumpção.

Coordenação (clique para mostrar/ocultar)
Luís Antônio Jorge é arquiteto e urbanista (PUCC, 1985), com mestrado (1993), doutorado (1999) e livre-docência (2016) em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, onde é Professor Associado do Departamento de Projeto, Orientador de Doutorado na Área “Projeto, Espaço e Cultura” do Programa de Pós-Graduação e Coordenador do Grupo de Pesquisa “Representação dos lugares na cultura brasileira”. Foi professor-convidado da Universidad Autónoma Metropolitana do México (UAM-Xochimilco), da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC-Barcelona), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), da Universidade Eduardo Mondlane (UEM-Moçambique), da Yokohama Graduate School of Architecture (Y-GSA/Japão) e do Politecnico di Milano (Itália). Autor do livro “O Desenho da Janela”, recebeu 7 prêmios do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) por seus ensaios, livro e projetos de arquitetura e urbanismo.
Titulo
mensagem
Ok!