Bem-vindo, Visitante
Marie Laurencin, Guitarristas e duas femininas, 1934, doação Banco Hipotecário Lar Brasileiro S.A, 1947, Acervo MASP
Marie Laurencin, Guitarristas e duas femininas, 1934, doação Banco Hipotecário Lar Brasileiro S.A, 1947, Acervo MASP
Bolsa para professores da rede pública
Sobre o curso O curso pretende contar uma breve história da arte moderna internacional, tendo como foco narrativo a presença de mulheres artistas. Será dado destaque à produção das artistas no desenvolvimento dos movimentos impressionista, pós-impressionista, e algumas das vanguardas do início do século 20, como o cubismo e o construtivismo russo. Entre as artistas estudadas ao longo dos quatro encontros estarão Berthe Morisot, Mary Cassatt, Suzanne Valadon, Marie Laurencin, Julie Manet, Cecília Beaux, Käthe Kollwitz e Eva Gonzalèz. A última aula contará com uma visita à exposição permanente do acervo do MASP.
Planos de aulas (clique para mostrar/ocultar)
Aula 1 – 29.01
Impressionismo
O impressionismo como abertura para a arte fenomenológica. Será abordada a constituição do movimento impressionista a partir da primeira exposição do grupo, realizada em 1874 no ateliê do fotógrafo Nadar. O desenrolar do movimento será articulado com as carreiras e as obras das artistas Berthe Morisot, Mary Cassatt e Marie Bracquemond, e sua relação com outros artistas do período, como Edouard Manet e Pierre-Auguste Renoir.

Aula 2 – 30.01
Pós-Impressionismo e seus desdobramentos
Na sequência do impressionismo, o curso abordará o movimento pós-impressionista e seus desdobramentos dando destaque a produção de Suzanne Valadon e Marie Laurencin (com obras no acervo do MASP). Além das obras, analisaremos sua participação na "Société des Femmes Artistes Modernes", bem como sua relação com a poética e a carreira de outros artistas, como Edgar Degas e Toulouse-Lautrec. Também será visto como o impressionismo se desenvolveu nos EUA por meio de importantes coleções e instituições, como a Pennsylvania Academy of Fine Arts. Serão analisadas obras de artistas americanas como Cecília Beaux e Lilia Cabot Perry.

Aula 3 – 31.01
Vanguardas do começo do século XX
Na terceira aula, partindo da experiência de Laurencin no movimento cubista, veremos de que modo as vanguardas do início do século podem ser entendidas a partir da produção de artistas como Sonia Delaunay, Hilma af Klint, Käthe Kollwitz e Liubov Popova, bem como sua relação com os movimentos artísticos a que se vincularam.

Aula 4 – 01.02
Visita ao acervo do MASP
Na última aula, está prevista uma visita à exposição Acervo em Transformação para analisar os períodos vistos ao longo das aulas.

Coordenação (clique para mostrar/ocultar)
Felipe Martinez é doutorando em história da arte, pela UNICAMP, e atua como professor nos principais museus de São Paulo, como o MASP e o MAM. Defendeu dissertação de mestrado sobre os quadros de Vincent van Gogh presentes no acervo do MASP, onde também atuou como pesquisador. Participou de publicações acadêmicas sobre o período impressionista e pós-impressionista, foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã e colabora com a revista seLecT
Titulo
mensagem
Ok!