Bem-vindo, Visitante
<b>Pedro Cornas (O Estudioso)</b><br>Sem título - (Desenho geométrico) Tinta sobre papel, 21,5 x 31,5 cm</br>Doação, Dr. Osório César, 1974
Pedro Cornas (O Estudioso)
Sem título - (Desenho geométrico) Tinta sobre papel, 21,5 x 31,5 cm
Doação, Dr. Osório César, 1974
Sobre o curso A partir de um livro polêmico publicado na França por Deleuze e Guattari, no rastro dos eventos de Maio de 68, e intitulado O anti-Édipo, o curso visa apresentar as linhas gerais que fizeram dele uma obra inclassificável, que ainda hoje irriga campos tão distintos como a clínica, a produção estética, a antropologia. A relação entre desejo e produção, capitalismo e esquizofrenia, fluxos e códigos, desterritorialização e esquizoanálise, micropolítica e macropolítica, entre muitos outros, será abordada de maneira introdutória, dirigindo-se a um público heterogêneo e interessado nas reconfigurações do pensamento contemporâneo.
Planos de aulas (clique para mostrar/ocultar)
6/10. Aula 1.
A crítica à psicanálise
O desejo como falta; o inconsciente como teatro; familialismo e triangulação; despotismo do significante; intensidade e representação. O passeio do esquizo; a produção desejante; o inconsciente como usina; o corpo-sem-órgãos; a máquina celibatária.

20/10. Aula 2.
A desterritorialização capitalística
Capitalismo e esquizofrenia; fluxos e códigos; a imanência capitalística; relações entre o Estado e o Capital; desterritorialização, reterritorialização; a axiomática capitalística.

27/10. Aula 3.
Introdução à esquizoanálise
Molar e molecular; paranóia e esquizofrenia; os "n" sexos; a síntese disjuntiva; esquizoanálise e revolução; inconsciente do futuro.

Coordenação (clique para mostrar/ocultar)
Peter Pál Pelbart é professor titular de filosofia na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Escreveu principalmente sobre loucura, tempo, subjetividade e biopolítica. Publicou O Tempo não-reconciliado (Perspectiva), Vida Capital (Iluminuras) e mais recentemente, O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento (n-1 edições), entre outros. Traduziu várias obras de Gilles Deleuze. É membro da Cia Teatral Ueinzz, e coeditor da n-1 edições.
Titulo
mensagem
Ok!