Pedro Nader (São Paulo, 2007), Sem titulo, 2016, acervo MASP
Será feita uma série de exercícios que visa subverter o uso habitual de materiais e ferramentas de desenho, assim como sua finalidade. A oficina busca desatrelar o desenho da dimensão puramente estética ou da figuração mimética e concebê-lo também como registro da percepção do sujeito.
Algumas propostas envolvem desenhar com borracha, utilizar paletas cromáticas para além da ideia de real e falso e trabalhar com a lógica do acaso e do acidente.
Algumas propostas envolvem desenhar com borracha, utilizar paletas cromáticas para além da ideia de real e falso e trabalhar com a lógica do acaso e do acidente.
As oficinas pretendem estimular e dar continuidade à presença de desenhos feitos por crianças no Museu. Essa presença se deu a partir dos seus primeiros anos de funcionamento, pelo Club Infantil de Arte, e foi retomado durante a programação de 2016, que discutiu de maneira extensiva o papel e as representações da criança na história da arte, mais especificamente no contexto da exposição Histórias da infância (8.4 – 30.7.2016). Longe de um interesse pontual pela educação e a criança, o museu espera criar programas e diálogos permanentes, atravessando diferentes exposições e contextos. Inscrições abertas para participantes de 6 a 12 anos, com direito a um acompanhante adulto