Divulgação
Divulgação
Sobre a oficina O Cordão da Mentira realiza um cortejo anual em 1° de abril, dia em que ocorreu o golpe civil-militar de 1964. Em seu Desfil&scracho, os participantes questionam e problematizam as contradições do sistema sócio-político brasileiro por meio de ações teatrais e musicais, intervenções urbanas em espaços simbólicos da opressão e homenagem a grandes lutadorxs de ontem e de hoje.

Em 2017, o tema será, O país da mentira, a partir do qual se discutirá, segundo o grupo, “a mentira da democracia, a mentira do país de todos, a mentira do Estado de direito, a mentira da meritocracia, a mentira da democracia racial, a mentira do pensamento livre, a mentira do país do futuro. Um escracho às mentiras que formam esta barafunda chamada Brasil.”

O desfile dialogará com acontecimentos recentes na história brasileira e que tiveram a Avenida Paulista como um dos seus palcos mais representativos. A oficina no MASP irá contextualizar a atuação do Cordão da Mentira e também produzir os preparativos para o cortejo deste ano, desenvolvendo conversas, adereços e ações performativas.
Proponente
O Cordão da Mentira é composto por uma rede de coletivos artísticos e políticos, grupos de teatro e sambistas de diversas rodas e escolas de São Paulo, entre eles o Movimento Mães de Maio, Cia. Kiwi de Teatro, coletivo Zagaia, Cia. Antropofágica, Cia. Estudo de Cena, Núcleo Zona Autônoma e Cia. Estável. Desde 2012 realizam anualmente em 1° de abril, dia do golpe civil-militar de 1964, um tipo de cortejo denominado desfil&scracho.

O tema escolhido para este 6º desfile é O país da mentira, com o intuito de denunciar discursos criados e reproduzidos pelo Estado e pelos grandes detentores do capital.
Titulo
mensagem
Ok!