Henri de Toulouse-Lautrec, Moulin Rouge (La Goulue), circa 1891, Rijksmuseum. Purchased with the support of the F. G. Waller-Fonds
Henri de Toulouse-Lautrec, Moulin Rouge (La Goulue), circa 1891, Rijksmuseum. Purchased with the support of the F. G. Waller-Fonds
Sobre a oficina A oficina tem como objetivo geral a ​elaboração de cartazes utilizando materiais e processos artísticos que se reportam à produção de Toulouse-Lautrec. Pensando nas características próprias do desenho do cartaz – tipografia, escala, síntese e reprodução –, os participantes desenvolverão trabalhos compreendendo-os, para além de sua dimensão plástica, como objetos de comunicação e informação.

O tamanho do cartaz

Pensando a escala como aspecto importante da comunicação visual, serão confeccionados pelos oficineiros instrumentos não convencionais de desenho: pincéis e canetas de espuma. Normalmente associados ao grafite e à pixação, a escolha dessas ferramentas procura incentivar o pensamento do desenho em grandes dimensões e refletir sobre sua funcionalidade e impacto no cotidiano, nas manifestações culturais, políticas, protestos e propagandas.


Público: Para crianças de 10 a 13 anos.
Proponente
Helena Sa Motta, Guilherme Boso e Frederico Heer são parceiros de ateliê desde 2008. Formados em gravura pelo departamento de artes visuais da ECA-USP, foram os oficineiros responsáveis pela reabertura da Folhetaria, espaço de artes gráficas do Centro Cultural São Paulo entre 2015 e 2016.

Desenvolveram projetos de curadoria e oficinas em diversas instituições culturais da cidade; além de revistas, livros e cartazes, projetos de comunicação visual pelo selo independente de publicações REVISTACOMANDO, com enfoque no desenho, pintura e fotografia, em técnicas analógicas de impressão, como serigrafia e xilogravura.
Titulo
mensagem
Ok!