Candido Portinari, O lavrador de café, 1939, doação José maria Whitaker, 1964, acervo MASP
Candido Portinari, O lavrador de café, 1939, doação José maria Whitaker, 1964, acervo MASP
Sobre a oficina A partir de 6 de janeiro, as oficinas de desenho para crianças serão retomadas no MASP. São 10 encontros ao todo, distribuídos ao longo de cinco semanas. As oficinas ocorrem sempre às terças-feiras e sábados, entre 10:30 e 12:30, com inscrições gratuitas. A coordenação e proposição é de Leonardo Matsuhei e Pedro Andrada, do núcleo de mediação e programas públicos do MASP.

As cinco propostas de oficinas estabelecem relações entre linguagens artísticas, especificamente o desenho, e os cinco sentidos. Dessa maneira, o corpo torna-se suporte e ponto de partida para a criação poética e possíveis reterritorializações sensoriais podem acontecer. Em um primeiro momento, os participantes compartilham impressões a respeito do sentido a ser trabalhado e exercícios performativos serão desenvolvidos. Em seguida, por meio de operações poéticas como a tradução e transcrição, haverá de três a quatro propostas que buscam cruzar o sentido em questão aos recursos da linguagem do desenho, pensado neste contexto de forma expandida, isto é, procurando ir além dos usuais papel e lápis.

As oficinas pretendem estimular e dar continuidade à presença de desenhos feitos por crianças no Museu. Essa presença se deu a partir dos seus primeiros anos de funcionamento, pelo Club Infantil de Arte, e foi retomado durante a programação de 2016, que discutiu de maneira extensiva o papel e as representações da criança na história da arte, mais especificamente no contexto da exposição Histórias da infância (8.4 – 30.7.2016). Longe de um interesse pontual pela educação e a criança, o museu espera criar programas e diálogos permanentes, atravessando diferentes exposições e contextos.


A oficina do dia 9.1.2018 é voltada para crianças de 10 a 13 anos.
Proponente
Oficinas orientadas por Pedro Andrada e Leonardo Matsuhei, do núcleo de Mediação e Programas Públicos do MASP.
Titulo
mensagem
Ok!