Divulgação
Divulgação
Sobre a oficina As ferramentas de santo são artefatos fabricados para entidades afro-brasileiras, ou como representações delas. A partir do metal como matéria-prima, os participantes da oficina terão contato com técnicas e saberes populares pertencentes a tradições ligadas aos cultos de matriz africana. Através de procedimentos como recorte, relevo, junção de peças e acabamento, será analisada a produção de arte tradicional afro-brasileira para além da sua forma e função. A oficina abordará também os processos de formação envolvidos na concepção dos objetos, de modo que sejam estabelecidas relações histórico-sociais. A atividade será dividida em dois dias: no primeiro, a proposta é construir um Oxe de Xangô; no segundo, um alfange de Oya.
Proponente

Mãe Sandra Xadantã
Integra a diretoria da Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros – FUCABRAD, desde a sua fundação em julho de 1986. Conselheira Religiosa, atua em vários eventos como congressos, festas de Ogum e festas de caboclos. Realizou parcerias e atuações no Ponto de Cultura MAP – Museu de Arte Popular de Diadema, cedendo material etnográfico para exposições, além de consultoria de assuntos relacionados a sua tradição religiosa.

Denis Figueiredo
Nasceu em João Pessoa e atualmente vive e trabalha em Campinas. Formado em Artes Visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, realizou algumas exposições na Casa do Lago - Unicamp/Campinas (2017), no Núcleo de Artes Afro-brasileiras /USP (2017) e no Paço das Artes/USP (2013). Sua produção artística atual está voltada para a feitura de artefatos religiosos existentes nos cultos de religiões de matriz africana.

Cadu Oliveira
Bacharel em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem sua pesquisa em artes visuais voltada para a cultura afro-brasileira, a questão racial no Brasil e também sobre os cultos de matriz africana. Participou de diversas exposições como TrezeTreze, no Paço das Artes (2013), Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André (2015 e 2016) e do Salão de Arte de Ribeirão Preto (2015). Trabalhou como artista-orientador no Programa Vocacional em 2017.
Titulo
mensagem
Ok!