Divulgação
Divulgação
Sobre a oficina
Ícone das manifestações e folguedos da cultura brasileira, a Congada de Santa Ifigênia é gestada a partir de heranças culturais de africanos vindos ao Brasil e de festividades católicas, em referência às coroações de reis e rainhas do Congo - numa mescla de danças e cantos, em que o corpo todo entoa as orações às divindades celebradas.


Nessa oficina, os integrantes do terno de congada ensinarão os toques de percussão, passos de dança e cantos tradicionais. A programação também contará com um bate-papo em que a Capitã Gislaine explicará as tradições do festejo e, ao final, os integrantes farão uma demonstração no vão livre do museu, convidando todos os presentes a participarem.
Proponente
Comandada por Gislaine Donizete Afonso, reconhecida nacionalmente como 1ª capitã do Estado de São Paulo, a Congada de Santa Ifigênia de Mogi das Cruzes foi fundada na cidade de Santana Dumont em Minas Gerais, em 1984, somando 34 anos de existência. Hoje segue em sua 4ª geração, passada de pai / mãe para filho / filha, contando com 35 integrantes entre adultos e crianças.
Titulo
mensagem
Ok!