Janaína Barros, Psicanálise do cafuné: um prólogo sobre remendos, afetos e territórios, 2018
Janaína Barros, Psicanálise do cafuné: um prólogo sobre remendos, afetos e territórios, 2018
Sobre a oficina Nesta oficina, por meio de brincadeiras e contação de histórias, os artistas Janaina Barros e Wagner Leite Viana irão instigar as crianças a imaginarem suas próprias linhas narrativas em desenhos que depois serão impressos em monotipia. Com a atividade, pretende-se criar novos registros sobre os conteúdos escolares e oficiais, revelando a presença negra na cultura e na arte brasileira.
Proponente
Janaina Barros é artista visual, pesquisadora e educadora. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (PGEHA-USP). Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Especialista em Linguagens Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Possui publicações sobre o debate de autoria negra e gênero na arte brasileira contemporânea. Mais recentemente, foi contemplada com o Prêmio Pesquisador com projeto de pesquisa documental A cena afro-brasileira nas artes visuais em São Paulo pelo edital Programa de Exposições Centro Cultural São Paulo (CCSP) em 2017. Participou da exposição coletiva Vozes do Silêncio na Galeria Antônio Sibasolly e Centro Cultural UFG (2017). Exposição coletiva Pretatitude – Emergência, Insurgência e Afirmações na Arte Contemporânea Afro-brasileira no SESC Ribeirão Preto (2018). Exposição individual em parceria com o artista Wagner Leite Viana com o Processo Mau olhado, bem olhado para a I Mostra do Programa de Exposições 2018 do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Exposição coletiva Histórias Afro-atlânticas com a série de desenhos Psicanálise do cafuné no Instituto Tomie Ohtake (2018). Atualmente mora em Belo Horizonte.

Wagner Leite Viana possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdade de Arquitetura,Artes e Comunicações da Unesp (2004), mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em poéticas visuais pela Escola de comunicações e Artes da USP (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Práticas de Educação e processos artísticos, Educação para as relações étnico-raciais e Educação ambiental.
Titulo
mensagem
Ok!