Maria Eduarda Guelber Loschi (12 anos), Sem Título (Menina com as espigas), 2016, acervo MASP.
Maria Eduarda Guelber Loschi (12 anos), Sem Título (Menina com as espigas), 2016, acervo MASP.
Sobre a oficina A oficina pretende trabalhar com o conceito de representação, a partir da realização de retratos/auto-retratos e exercícios tais como retrato-falado, desenho de observação utilizando-se de espelhos e lentes deformadoras, caricatura (isto é, encontrar marcas e traços que sintetizam uma representação), contraposição entre cópia e original etc. Antes de realizar os desenhos, a ideia é observar os quadros que se encontram na pinacoteca, analisando a postura dos retratados, as expressões, relação entre figura e fundo, composição de objetos, elementos decorativos e iconografia.
Proponente
Nestas férias escolares, o MASP retoma seu programa de oficinas de desenho para crianças. São 10 oficinas ao todo, distribuídas ao longo de cinco semanas entre janeiro e fevereiro.

Obras do acervo expostas na pinacoteca do segundo andar do MASP serão abordadas a partir de atividades práticas, jogos e propostas que tenham o desenho como linguagem e veículo de pensamento. Os participantes terão acesso a uma grande variedade de materiais e suportes para refletir sobre ideias que reverberam no acervo do museu, tais como representação; narrativa; desconstrução de normas e convenções do desenho; e colagem e apropriação.

As oficinas pretendem estimular e dar continuidade à presença de desenhos feitos por crianças no Museu. Essa presença se deu a partir dos seus primeiros anos de funcionamento, pelo Club Infantil de Arte, e foi retomado durante a programação de 2016, que discutiu de maneira extensiva o papel e as representações da criança na história da arte, mais especificamente no contexto da exposição Histórias da infância (8.4 – 30.7.2016). Longe de um interesse pontual pela educação e a criança, o museu espera criar programas e diálogos permanentes, atravessando diferentes exposições e contextos.
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