Suzanne Valadon, "Nus", 1919, doação, Banco Hipotecário Lar Brasileiro S.A., 1947, acervo MASP
Tentaremos entender a obra Nus (1919), de Suzanne Valadon, em relação ao motivo da figura feminina nua, na sua toalete ou no banho, na pintura pós-impressionista das duas primeiras décadas do século XX. Algumas referências importantes, tais como a pintura de figuras femininas na sua toalete de Edgar Degas, serão analisadas em diálogo com a obra de Valadon, bem como sua inserção como pintora mulher nesse contexto. Finalmente, discutiremos a disseminação do motivo na cultura artística da Europa no início do século, tomando como exemplo a pintura Mulheres à beira do riacho (1919, MAC USP), do artista Piero Marussig, e suas possíveis aproximações com a obra de Suzanne Valadon.
Ana Magalhães é historiadora da arte, curadora e professora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), desde 2008. Sua pesquisa junto ao MAC USP tem por objeto a coleção de arte moderna italiana do acervo do Museu, e está publicada no livro Classicismo moderno. Margherita Sarfatti e a pintura italiana no acervo do MAC USP (Alameda editorial, 2016), resultante de sua tese de livre-docência em 2015. Trabalhou sobre as obras de Claude Monet e Edgar Degas do acervo do MASP, tendo posteriormente colaborado com o Museu na organização das exposições sobre as obras dos dois artistas, respectivamente, em 1997 e em 2006. Entre abril e junho de 2016, foi pesquisadora convidada do Getty Research Institute em Los Angeles, onde desenvolveu a pesquisa em torno da história material do gesso Formas únicas da continuidade no espaço, de Umberto Boccioni (1913, acervo MAC USP), em parte publicada na Revista USP. Contribui regularmente com artigos e textos para revistas especializadas, no Brasil e no exterior, bem como organizou publicações com colaboradores brasileiros e estrangeiros.