PIERO DI COSIMO, Virgem com o Menino, São João Batista criança e um anjo, 1500-1510, acervo MASP
PIERO DI COSIMO, Virgem com o Menino, São João Batista criança e um anjo, 1500-1510, acervo MASP
Sobre a palestra Na próxima segunda-feira, o MASP lança o catálogo “Piero di Cosimo: restauração Virgem com o Menino, São João Batista criança e um anjo” (R$59, 192pp.), que registra o processo de 12 meses da restauração do tondo italiano pertencente ao acervo do Museu. O evento contará com palestras de Dennis Geronimus, curador, historiador e professor da New York University e especialista na obra do artista; Karen Barbosa, coordenadora do núcleo de conservação e restauro do MASP entre 1999 e 2017; e Inácio Bittencourt Rebetez, pesquisador e patrocinador do projeto.

Criada na primeira década de 1500, a obra teve seu restauro concluído em dezembro de 2014 graças a uma parceria entre o MASP, a Soprintendenza per il Patrimonio Storico, Artistico ed Etnoantropologico de Roma e o Polo Museale daquela cidade. Importante pintura italiana da época do Renascimento, Virgem com o Menino, São João Batista criança e um anjo sempre foi considerada uma obra “complexa” em relação ao seu estado de conservação, já que existem poucos registros sobre restaurações prévias. Na documentação do MASP, por exemplo, só foi encontrada uma referência de 1979, que descreve a intervenção efetuada apenas como “limpeza e restauro pictórico”, sem mais detalhes. Desde então, a obra foi exposta ocasionalmente, devido a seu estado de conservação precário. Assim, considerando a importância da pintura, sua fragilidade e os poucos registros existentes sobre intervenções anteriores, o MASP propôs um estudo mais aprofundado sobre o tondo, a fim de resgatar seu histórico, bem como sua trajetória até chegar ao Museu, além de situar seus danos ao longo dos anos. Foi formada uma equipe multidisciplinar entre restauradores, pesquisadores, cientistas e historiadores da arte do Brasil e da Itália.

A restauração foi executada durante o ano de 2014 no Pallazzo Barberini, em Roma, pelas restauradoras Paola Sannucci, representando a instituição italiana, e Karen Barbosa, representando o MASP. As análises científicas e os registros por imagem ficaram sob a responsabilidade do Istituto di Scienza e Tecnologie Molecolari, ISTM - CNR, de Perugia, Itália. As pesquisas sobre a trajetória da obra foram criteriosamente investigadas pelo pesquisador e patrocinador do projeto, Inácio Bittencourt Rebetez.

O catálogo reúne textos de todos os profissionais envolvidos diretamente no processo, além da valiosa contribuição de Dennis Geronimus, um dos curadores da primeira grande exposição do artista, Piero di Cosimo: The Poetry of Painting in Renaissance Italy [Piero di Cosimo: a poesia da pintura na Itália Renascentista) na National Gallery, de Washington, em 2015, da qual participou a obra do MASP.
Palestrante (clique para mostrar/ocultar)
Dennis Geronimus
Professor associado e chefe do departamento de História da Arte da New York University. É um dos importantes especialistas em arte do Renascimento italiano e foi um dos curadores da primeira grande exposição dedicada a Piero di Cosimo, em 2015, na National Gallery
de Washington.

Inácio Rebetez
Mestre em história da arte pela Unicamp, cujo tema de pesquisa foi o tondo de Piero di Cosimo do MASP, abrangendo sua trajetória e novas descobertas que contribuíram para uma melhor análise e interpretação da obra.

Karen Barbosa
Doutoranda em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela Universidade Católica Portuguesa, no Porto, onde também é pesquisadora do Grupo de Estudos de Conservação do CITAR. Foi coordenadora do departamento de conservação e restauração do MASP entre 1999 e 2017.
Titulo
mensagem
Ok!