Vincent Van Gogh, Banco de Pedra no Asilo de Saint-Remy (O Banco de Pedra), 1889
Vincent Van Gogh, Banco de Pedra no Asilo de Saint-Remy (O Banco de Pedra), 1889
Sobre a palestra INSCRIÇÕES ONLINE ESGOTADAS. Cerca de 100 lugares serão disponibilizados no dia do evento, a partir das 9h, na bilheteria do museu, até a lotação do auditório.

Sensível, depressivo, violento, intenso, angustiado, "gênio louco"... De que formas a vida e a obra do pintor holandês Vincent Van Gogh foram imaginadas pelo cinema? Modelo de vida trágica dedicada à arte e finalmente fracassada, Van Gogh sofre, poucos anos depois de sua morte, um processo de “canonização” que pretende reparar a incompreensão que sofreu em vida. Nesta palestra, abordaremos dois filmes que lidam com diferentes formas de reparação póstuma: Lust For Life (Sede de viver, de Vincent Minelli, 1956) e Vincent & Theo (Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio, de Robert Altman, 1990).
Palestrante (clique para mostrar/ocultar)
Professora Adjunta II do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando nas áreas de sociologia da arte, cinema contemporâneo, figurino, recepção, cinefilia e seriefilia. É socióloga com mestrado na Unicamp e doutorado na USP. É autora dos livros Cultura popular no cinema brasileiro dos anos 90 (Editora Arte e Cultura, 2009) e Lula no documentário brasileiro (Editora da Unicamp, 2011).
Titulo
mensagem
Ok!