Anna Maria Maiolino, O Herói, 1966/2000, acervo MASP
Anna Maria Maiolino, O Herói, 1966/2000, acervo MASP
Sobre a palestra A trajetória de Anna Maria Maiolino é marcada por um anacronismo fundamental: sua recepção só se consolida nos anos 1990, quando o trabalho da artista já diferia substancialmente daquele por ela desenvolvido durante as duas primeiras décadas de sua carreira. Se tal anacronismo acarreta dificuldades para a historiografia, ele também pode ser tomado como uma oportunidade para que se repense o lugar histórico da obra de Maiolino durante anos 1960 e 1970, de modo a evitar lugares-comuns como a ideia de uma produção ainda imatura ou meramente derivativa em relação ao que seus colegas de geração faziam naquele momento.

Atenção: As inscrições online estão esgotadas, mas no dia do evento haverá distribuição de senhas gratuitas a partir das 10h, até a lotação do auditório. Quem já está inscrito deve chegar no máximo às 10h30 para garantir a vaga.
Palestrante (clique para mostrar/ocultar)
Professor do departamento de História da PUC-Rio e autor de Constructing an Avant-Garde: Art in Brazil, 1949-1979 (MIT Press, 2013). Tem ensaios e artigos publicados em diversas revistas e periódicos como October, Artforum, Novos Estudos, Third Text e Zum, bem como em catálogos como Cildo Meireles (Reina Sofia e Serralves, 2013), Alexander Calder: Performing Sculpture (Tate, 2015) e Hélio Oiticica: To Organize Delirium (Whitney, Carnegie e Art Institute of Chicago, 2016). É autor de um ensaio sobre Anna Maria Maiolino a ser publicado no catálogo de sua retrospectiva no MoCA de Los Angeles (2017).
Titulo
mensagem
Ok!